• ACNews

GERAL: Pesquisa avaliará hábitos do brasiliense na pandemia


O público-alvo do estudo é qualquer pessoa acima de 18 anos; dados serão usados para otimizar políticas públicas no enfrentamento da doença


A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria de Economia iniciaram a pesquisa de hábitos de circulação dos moradores do Distrito Federal, que tem como objetivo identificar a frequência dos brasilienses a locais específicos, tais como, supermercados, bancos, igrejas/templos religiosos, entre outros e, com isso, identificar os impactos da pandemia no dia a dia da sociedade.

“A ideia é entender como os moradores do DF circulam por localidades distintas. Por exemplo, quantas vezes vão ao shopping ou à academia, ou ao culto. Além disso, pela pesquisa vamos conseguir identificar como a pandemia impactou os hábitos da nossa população”, segundo Clarissa Schlabitz, Diretora de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan.

Realizada por telefone, Codeplan e Secretaria de Economia, pretendem detalhar os hábitos no DF e otimizar políticas públicas no enfrentamento à pandemia. O público-alvo do estudo é qualquer pessoa acima de 18 anos e não é solicitado dados pessoais ou bancários.

Para o presidente da Codeplan, Jean Lima, as pesquisas são fundamentais para que se tenha uma métrica na elaboração de ações. “A pesquisa é feita por telefone, de maneira rápida, e oferece dados importantes sobre os hábitos de circulação no DF, sobretudo, neste momento em que é preciso minimizar a possibilidade de aglomerações e, na medida do possível, manter o isolamento social” disse Lima.

“É uma pesquisa que tem como objetivo identificar a circulação de pessoas a partir da frequência de suas visitas a locais específicos, e que possibilitará perceber como a pandemia impactou na rotina dos moradores do DF. Todos os dados coletados por este tipo de pesquisa são importantes, pois podem contribuir para a tomada de decisão pelos gestores públicos”, defende o secretário de Economia, André Clemente.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA